ASSIM FOI A CRIAÇÃO TÉCNICA DO 'LAGO DA AVENTURA'

...

O teatro é composto por vários setores, vários departamentos distintos que se complementam e que resultam num produto o mais próximo do imaginado. “O Lago da Aventura” foi incrível exemplo de trabalho de grupo. 

Os Cenários projetados

file003129 

Inicialmente este musical não tinha cenário físico. Era uma espetáculo 100% projetado. A grande criadora deste projeto de cenografia (e figurinos) foi a Miss Susy, conhecida pela forma incrível como desenvolve figurinos para espetáculos e publicidade.

Este cenário em particular foi montado ao bom estilo das animações dos anos 80 e 90. Tudo manipulado manualmente e gravado em sequências de 20/30 minutos.

file003112

O resultado final foi uma projeção diferente e com uma energia infantil, tal como se pedia.

A realização ficou a cargo da Cláudia Batalhão.

file003146file003142

Os Figurinos

LLP LA2021 071

Aqui chegamos a uma das características mais marcantes deste espetáculo, os figurinos. Seis figurinos incríveis, criados pela talentosa Miss Susy, que desenvolveu um projeto colorido e eclético.

A Banda Sonora

file004410

Aqui entra o grande produtor musical, Nuno Rodrigues “Dino”. Não é o primeiro espetáculo que desenvolve para a nossa produtora mas consegue criar uma banda sonora, como se diz na gíria, “Orelhuda”.

Foi um processo de criação em conjunto com os atores/cantores, com sugestões e afinações pontuais que resultaram numa sonoridade que agarra o público mais infantil.

A Cenografia Física

Aqui entro eu, com uma criação simples mas eficaz (penso eu). Três componentes: algas, pedras e eras. 

20200205 184400Foi claro que depois de um ano de espetáculo, um cenário físico era essencial. Então criei um cenário fácil de transportar, leve e modular.Desta forma podemos usar em todo o tipo de espaços, grandes e pequenos, sem grande dificuldade. Estes três componentes, por serem tão simples, acabam por resultar com as manchas de luz criadas em cada teatro.

Não vou dizer que foi fácil este processo. Ainda hoje tenho sequelas físicas de alguns cortes mal dados. Acontece a todos!

20200205 184412

Foi a primeira vez a trabalhar com alguns materiais como esferovites, poliuretano, algumas colas…Confesso que não perco muito tempo a construir maquetes, o que não joga a meu favor. É um processo “go with the flow” o que pode ser bom no processo criativo. Isto porque, num espaço que não disponibiliza todos os meios de construção, conseguimos ajustar os processos e, por vezes, encontram-se soluções mais bonitas.

IMG 20200209 WA0007

O resultado final ficou de acordo com as expectativas. Colorido, não roubando o protagonismo da projeção e dos fatos. Assim se quer um cenário… tem de fazer parte e não ser a estrela.

Artigos Recentes

  • Assim foi a Criação Técnica de “O Lago da Aventura”
    O teatro é composto por vários setores, vários departamentos distintos que se complementam e que resultam num produto o mais próximo do imaginado. "O Lago da Aventura" foi incrível exemplo de trabalho de grupo.
  • Processo de criação do Workshop de Espetáculo
    O Workshop de Espetáculo foi uma ideia que me surgiu há uns anos quando eu próprio fazia vários workshops e formações longas de teatro. Na altura achava fascinante os alunos terem a oportunidade de fazer um espetáculo no final do curso e mostrar à família tudo aquilo que aprendemos. Aconteceu comigo!